Eletiva nº 1 - BIOTECNOLOGIA

RESPONSÁVEL


KISU

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A biotecnologia é uma área multidisciplinar que utiliza organismos vivos ou partes deles para desenvolver produtos e processos que beneficiam a sociedade (Brasil, 1992). Essa área combina conhecimentos da biologia, química, genética, engenharia e outras disciplinas para criar soluções inovadoras nas áreas da agricultura, saúde, meio ambiente e indústria. No contexto do ensino médio, a introdução da biotecnologia no currículo é estratégica, considerando a fase crucial de formação acadêmica e pessoal dos jovens nesse período. Ao compreender os princípios básicos dessa ciência, os estudantes não apenas expandem seus conhecimentos, mas também desenvolvem habilidades práticas e críticas fundamentais para sua educação integral. A relevância da biotecnologia na vida cotidiana dos estudantes é evidente, uma vez que essa ciência desempenha um papel significativo em diversos aspectos, como a produção de alimentos e avanços na medicina. A inclusão da biotecnologia no ensino médio torna o aprendizado mais tangível, permitindo que os jovens conectem teoria e prática, compreendendo como esses conceitos impactam diretamente suas vidas. Além disso, o ensino da biotecnologia estimula o pensamento crítico e o interesse pelas ciências naturais. Ao abordar questões éticas e práticas relacionadas à biotecnologia, os estudantes são desafiados a questionar, analisar e debater, promovendo uma educação participativa e reflexiva. No âmbito das habilidades práticas, o estudo da biotecnologia no ensino médio proporciona aos estudantes a oportunidade de se familiarizar com técnicas laboratoriais específicas da área. Isso não apenas enriquece sua experiência educacional, mas também os prepara para estudos acadêmicos futuros ou para ingressarem no mercado de trabalho com uma base sólida de conhecimentos e competências. Além dos benefícios científicos, a inclusão da biotecnologia no ensino médio também promove a conscientização sobre aspectos éticos relacionados ao uso de organismos vivos em pesquisas e produção industrial. Os estudantes aprendem sobre as implicações sociais e ambientais das tecnologias biológicas, sendo incentivados a refletir sobre seus impactos na sociedade e no meio ambiente. Assim, ao incorporar o estudo da biotecnologia no currículo escolar do ensino médio, proporciona-se aos estudantes uma compreensão mais abrangente do mundo ao seu redor. Essa abordagem não apenas os capacita a enfrentar desafios futuros, mas também os prepara para tomar decisões informadas sobre questões críticas relacionadas à saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividade de Leitura e Interpretação de Texto: Inicio com uma atividade que envolva a leitura de um texto relevante para o tema a ser abordado. Estímulo à compreensão e interpretação crítica por parte dos alunos. Leitura e Discussão em Grupo de Texto: Os alunos participam de uma leitura mais aprofundada em grupos, promovendo a troca de ideias e diferentes perspectivas. Discussões orientadas para análise de conceitos-chave e pontos relevantes do texto. Levantamento do Conhecimento Prévio do Aluno sobre o Tema: Atividade para identificar e compartilhar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em questão. Estímulo à participação ativa dos estudantes, valorizando suas experiências e percepções. Pesquisa em Jornais, Revistas, Livros e Internet sobre o Tema Proposto: Proporcionar uma atividade de pesquisa para que os alunos ampliem seus conhecimentos utilizando diferentes fontes. Incentivar o uso crítico da informação e a habilidade de buscar dados em diversas fontes. Projeção de Filme: Utilização de um filme relacionado ao tema para enriquecer a compreensão e proporcionar uma abordagem visual. Discussões pós-filme para relacionar o conteúdo do filme com os conceitos aprendidos nas atividades anteriores. Resolução de Situações-Problema: Desenvolvimento de atividades práticas que estimulem a aplicação dos conceitos aprendidos. Solução de situações-problema contextualizadas, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos trabalhos desenvolvidos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Química



    Eletiva nº 2 - DIREITOS HUMANOS

    RESPONSÁVEL


    ANTONIETA TAVORA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O reconhecimento da humanidade como um valor, a promoção de justiça social, o combate à desigualdade e a garantia de necessidades fundamentais, como alimentação, educação, moradia e liberdade, são desafios que enfrentamos e que também se tornam desafios para o nosso tempo e para a próxima geração de estudantes do Ensino Médio. A educação para os direitos humanos desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, especialmente para vocês, alunos do Ensino Fundamental. Na escola, vocês vão aprender sobre: Ser Justo e Igual: Todos vocês devem ser tratados da mesma forma, não importa de onde vêm, como são ou o que gostam. Cuidar Uns dos Outros: Na escola, vocês vão aprender a se importar com os colegas, a ajudar e a serem amigos uns dos outros. Conversar Sobre o Que é Certo: Vocês vão aprender a conversar e pensar sobre o que é certo, como serem bons amigos e como ajudar os outros. Proteger o Mundo: Também vão aprender a cuidar do nosso planeta, para que ele seja um lugar bom para todos vocês viverem. No Ensino Fundamental, as aulas vão abordar conceitos como temporalidade, espacialidade e diversidade de uma maneira mais complexa, considerando sempre a perspectiva dos direitos humanos (BNCC, p. 356). É importante criar um ambiente escolar democrático e participativo, onde todos vocês tenham voz e se sintam valorizados como agentes de transformação social. Assim, a educação para os direitos humanos contribui para a formação de cidadãos ativos, capazes de exercer sua cidadania de maneira crítica e responsável, sendo fonte de iniciativa e solução frente aos diversos dilemas que enfrentam. A educação para os direitos humanos inicia na escola com a garantia fundamental de acesso, permanência e conclusão do processo educacional, dando suporte e condições para o avanço segundo o projeto de vida de cada estudante do Ensino Fundamental. A consciência da amplitude da temática dos direitos humanos é observada e concebida de maneira transversal, seguindo os princípios norteadores do Plano Nacional de Educação para os Direitos Humanos (BRASIL, 2007, p. 32). Além disso, a inclusão dos direitos humanos no currículo escolar para vocês, estudantes do Ensino Fundamental, estimula a reflexão e o debate sobre temas importantes, como diversidade, igualdade de gênero e justiça social. Essa abordagem propicia o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de analisar e questionar situações de injustiça e violação de direitos. Portanto, a educação para os direitos humanos não apenas informa, mas também capacita vocês a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Em resumo, a educação para os direitos humanos na escola representa um importante instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, preparando vocês, alunos do Ensino Fundamental, para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com consciência e responsabilidade. Ao adotar práticas pedagógicas inclusivas e democráticas, a escola se torna um espaço propício para a formação de cidadãos críticos e engajados na promoção de uma sociedade mais justa, fraterna, inclusiva e sustentável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aula Expositiva Dialogada (Fevereiro): Introdução aos conceitos fundamentais de direitos humanos. Exploração da importância de reconhecer a humanidade como valor. Diálogo aberto para esclarecimento de dúvidas e participação ativa dos estudantes. 2. Leitura Dirigida Seguida de Debates (Março): Distribuição de textos relacionados aos direitos individuais, coletivos e sociais. Leitura individual seguida de debates em grupos para promover a compreensão e reflexão. Apresentação das conclusões em um debate geral em sala de aula. 3. Peças Fílmicas (Abril): Seleção de filmes que abordam a modernidade, a emergência dos direitos humanos e a seletividade na sua aplicação. Exibição dos filmes seguida de análise crítica em grupos. Discussões em sala para conectar os temas do filme com os conceitos aprendidos. 4. Análise de Discurso (Maio): Introdução à análise de discurso, destacando a importância da linguagem na formação de perspectivas sobre os direitos humanos. Distribuição de discursos históricos e contemporâneos para análise crítica. Discussão em grupos sobre como a linguagem pode influenciar a percepção dos direitos humanos. 5. Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares (Junho): Divisão dos estudantes em grupos para desenvolver projetos práticos que apliquem os conceitos aprendidos. Os projetos podem incluir iniciativas na escola, na comunidade ou até mesmo campanhas de conscientização. Apresentação dos projetos em uma culminância, compartilhando experiências e aprendizados. Culminância do Projeto: Evento de Conscientização e Compartilhamento (Final de Junho): Organização de um evento na escola para apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Participação de palestrantes convidados para enriquecer o debate. Exposição de trabalhos, apresentações teatrais, vídeos e outros meios para compartilhar os aprendizados. Reflexão em grupo sobre como a experiência contribuiu para a compreensão dos direitos humanos e seu papel na sociedade.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • - Exposição imagética; - produção de vídeo; - apresentação cultural.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História



    Eletiva nº 4 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE

    RESPONSÁVEL


    Raquel

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposição de tema como Componente Curricular - Eletiva para o Ensino Médio coaduna com um diálogo necessário com os fundamentos e conhecimentos básicos de Educação Ambiental e meio ambiente com ênfase para a sustentabilidade, sem deixar de olhar para a legislação e práticas ambientais. E visa ainda, dar continuidade a formação humana e cognitiva, com ênfase na consciência, problematização e sensibilização ambiental, primando para as análises pautadas na responsabilidade inerentes aos problemas ambientais, as causas e consequências em âmbito local, regional, nacional, continental e global. As análises e problematizações devem buscar debates mais complexos, assim como proposições de intervenções e sugestões de planejamentos, ações e atitudes práticas que possam serem vivenciadas, com o objetivo preservar, conservar e recuperar o meio ambiente, propiciando aos estudantes o protagonismo em sua trajetória na educação, contextualizada a uma formação de uma consciência e sensibilização ambiental a partir da escola. As estratégias devem correlacionar as análises e problematizações com a vida cotidiana, a complexidade da sociedade, com olhar para a qualidade de vida no contexto da sustentabilidade. Por fim, cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respecti- vas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas peda- gógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se: [...] educação ambiental (Lei nº 9.795/1999, Parecer CNE/CP nº 14/2012 e Resolução CNE/CP nº 2/201218), [...] (BNCC, 2023, p. 19), grifo nosso. Partindo dessa orientação, entende-se que a Educação Ambiental e Meio Ambiente, como Componente Curricular – Eletiva, deve ser trabalhada no contexto pedagógico, de forma contextualizada e integrada ao desenvolvimento curricular, em uma concepção crítica e emancipadora, como esta secretaria vem orientado em relação Educação Ambiental, a exemplo das ações do Programa Seduc Cerrado. Como afirmado na Eletiva de Educação Ambiental e Sustentabilidade para o Ensino Fundamental II, a sustentabilidade é entendida por esta pasta, como uma temática ampla, uma estabilidade, um equilíbrio entre suas dimensões: ambiental/ecológica, econômica, social espacial, territorial, cultural e política, conceitualmente defendida por Ignacy Sachs (2002). Assim, entende-se que a Educação ambiental, é o meio mais eficaz para dialogar sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, indo para além das questões naturais e ambiental, com um olhar crítico e propositivo para as demandas, necessidades do mundo contemporâneo e sua complexidade. Esse contexto pode ser expresso quando a BNCC dialoga sobre o campo da vida pessoal para os estudantes do Ensino Médio, veja: No escopo aqui considerado, a construção de projetos de vida envolve reflexões/definições não só em termos de vida afetiva, família, estudo e trabalho, mas também de saúde, bem-estar, relação com o meio ambiente, espaços e tempos para lazer, práticas corporais, práticas culturais, experiências estéticas, participação social, atuação em âmbito local e global etc. (BNCC, 2023, p. 389), grifo nosso. Entende-se que essa relação com o meio ambiente deve considerar as dimensões da sustentabilidade, requer uma compreensão do processo de desenvolvimento sustentável, na perspectiva da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Isso se processa em ações e atitudes, diante da crise ambiental que é a crise da existência humana dissociada do meio ambiente, a partir da ruptura do ser humano com a natureza. Ressaltamos que a Sustentabilidade está presente na BNCC, sobretudo, relacionada ao indivíduo, a nature- za, a sociedade, a cultura e a ética. A forma como diferentes povos e sociedades estruturam e organizam o espaço físico-territorial e suas atividades econômicas permite, por exemplo, reconhecer a influência que esses aspectos exercem sobre os diversos modos como esses grupos estabelecem suas relações com a natureza, incluindo-se os problemas ambientais resultantes dessas interferências. As relações que uma sociedade tem com a natureza também são influenciadas pela importância atribuída a ela em sua cultura, pelos valores sociais como um todo e pela informação e consciência que se tem da importância da natureza para a sustentabilidade do planeta. (BNCC, 2023, p. 565), grifo nosso. Uma Eletiva de Educação Ambiental e Meio Ambiente, considerando esse contexto relacional, sociedade e natureza, para além da responsabilidade individual do sujeito estudante, cidadão em suas ações e atitudes, necessita am- pliar o debate diante das análises, problematizações e proposições. É chegar nas responsabilidades coletivas, cooperativas, dos órgãos de comando e controle. Por isso, é essencial trabalhar e dialogar sobre a efetividade da legislação ambiental com os estudantes do Ensino Médio. Nesta perspectiva o no Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM, 2021) o tema Meio Ambiente contemplado nas escutas realizadas com os estudantes, por meio da pedagogia de projetos compõe um dos seis Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Assim como na transversalidade e a interdisciplinaridade, como macro áreas; nas práticas de Linguagens com textos relacionados a temáticas como, consumo sustentável; nas Ciências da Natureza com enfoque em sociedade e meio ambiente e coletividade humana, impactos, áreas degradadas, resíduos, preservação e conservação; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, abordando criticamente os impactos provocados pelo desenvolvimento tecnológico no meio ambiente, dos hábitos e práticas individuais e coletivas da produção; dinâmica socioambiental e cultural das decisões políticas em relação ao meio ambiente, consumismo e meio ambiente, degradação ambiental – agronegócio e desenvolvimento sustentável . Isso nos diversos objetos de conhecimento, nas ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas, sobretudo. (DC-GOEM, 2021). A Sustentabilidade, no contexto do currículo de Goiás, integra, inclusive, as Linguagens e suas tecnologias em práticas de linguagem, competências de matemática e suas tecnologias e com mais ênfase nas ciências humanas e da natureza. Esse construto nos documentos mandatórios do desenvolvimento curricular, implica um olhar para inter e transdisciplinaridade, muito importante no desenvolvimento dos componentes - eletivas. Assim, pretende-se que essa proposição contribua com as possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo e humano dos estudantes, no que implica um olhar para as problemáticas ambientais, a partir de análises, problematizações e proposições, com ênfase para mudança de comportamentos e atitudes, na ótica da dimensão socioambiental, responsabilidade social, empresarial, governamental e política, sem deixar de pensar e atribuir suas próprias responsabilidades e corresponsabilidades, em perspectiva da formação e desenvolvimento humano, em concepção de emancipação para cidadania, o que requer uma visão e atuação cidadã. Nesse sentido, espera-se que os estudantes a partir de uma visão problematizadora da realidade socioambiental, compreendam a necessidade de uma atuação consciente, sensível e politizada em relação ao meio ambiente, fundamentada nos princípios da Educação Ambiental para Sustentabilidade, considerando suas dimensões, capaz de possibilitar uma consciência sensibilização ambiental, que contribui para a preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais essenciais para estabilidade ecológica e para a manutenção da vida, sobretudo humana. Uma consciência pautada em uma maior harmonia humana com a natureza, entendo que enquanto ser humano, não faz parte somente, que não está dissociado, ele é também natureza, em sua existência, pois depende desta em tudo e para tudo, no sentido estabelecer ainda, pertencimento.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Semana 1: Aula Expositiva Dialogada Introdução à importância da Educação Ambiental. Contextualização das questões ambientais em âmbito local, regional, nacional e global. Diálogo sobre a interdependência entre sociedade e meio ambiente. Semana 2: Leitura Dirigida e Debate Leitura de textos que abordam a importância da Educação Ambiental. Discussão em grupos sobre as responsabilidades individuais e coletivas na preservação do meio ambiente. Debate em sala para compartilhar reflexões e ideias. Março: Legislação e Práticas Ambientais Semana 3: Aula Expositiva Dialogada Exploração da legislação ambiental brasileira. Análise crítica das políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Diálogo sobre a importância do cumprimento das leis ambientais. Semana 4: Leitura Dirigida e Debate Leitura de casos práticos relacionados à aplicação da legislação ambiental. Discussão em grupos sobre desafios e oportunidades na implementação das leis. Debate em sala para identificar possíveis soluções. Abril: Sustentabilidade em Foco Semana 5: Peças Fílmicas Seleção de filmes que abordam questões ambientais e sustentabilidade. Análise crítica dos filmes em grupos. Discussão em sala sobre como as práticas sustentáveis podem ser incorporadas no cotidiano. Semana 6: Leitura Dirigida e Debate Leitura de textos que exploram práticas sustentáveis em diferentes contextos. Discussão em grupos sobre a viabilidade e os benefícios dessas práticas. Debate em sala para compartilhar experiências e ideias. Maio e Junho: Propostas de Intervenção e Atitudes Práticas Semana 7: Análise de Discurso Introdução à análise de discursos relacionados a questões ambientais. Distribuição de discursos para análise crítica em grupos. Discussão em sala sobre como a linguagem influencia a percepção e ações em relação ao meio ambiente. Semana 8: Projetos Finais e Culminância Divisão dos estudantes em grupos para desenvolver propostas de intervenção. Projetos podem incluir campanhas, ações práticas, propostas de políticas públicas, entre outros. Evento de culminância para apresentação dos projetos à comunidade escolar.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos trabalhos dos alunos a partir do reaproveitamento de materiais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia



    Eletiva nº 5 - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

    RESPONSÁVEL


    Cida

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta desta eletiva visa enfrentar os desafios relacionados aos elevados índices de violência no trânsito no contexto do Ensino Fundamental, reconhecendo na educação o ponto crucial para transformar comportamentos e construir valores humanos, tais como respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade. Acredita-se que envolver crianças e pré-adolescentes nesse processo de conscientização é fundamental para disseminar práticas educativas nas famílias, entre os pares e, consequentemente, transformar a sociedade. A missão é intensificar o acesso à informação, promover discussões sobre as normas de trânsito e incentivar boas práticas tanto por parte dos condutores quanto dos pedestres. Essa transformação passa pela educação de cada cidadão, onde todos devem assumir a responsabilidade para evitar qualquer forma de violência, desde discussões e agressões até acidentes fatais. Responsabilidade e Cidadania — Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários (BNCC, p.9). ...Por fim, cabe às instituições de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se: direitos da criança e do adolescente (Lei nº 8.069/199016), educação para o trânsito (Lei nº 9.503/199717), (BNCC, p. 10). Seguindo esses princípios, entende-se que a Educação para o Trânsito como proposta curricular transversal – Eletiva, deve ser integrada ao fazer pedagógico do Ensino Fundamental, de forma contextualizada e incluída no desenvolvimento do currículo, numa perspectiva ética, empática e consciente. A Educação para o Trânsito é vista como um meio valioso para valorizar a vida, especialmente considerando que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, conforme relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa abordagem busca conscientizar sobre posturas éticas, prudentes e empáticas de pedestres e condutores, indo além das salas de aula e alcançando as comunidades locais para promover uma transformação consciente. Nesse contexto, o Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO 2018) integra a Educação para o Trânsito no Campo de Atuação na Vida Pública, abordando: Identificação da forma de organização de textos normativos e legais. Engajamento na busca de soluções para problemas envolvendo a escola e a comunidade. Relação com textos legais e normativos sobre direitos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. Contraste de dados e informações de diferentes fontes para compreender criticamente propostas e decisões. Discussão de casos reais ou simulados envolvendo desrespeitos do Código Nacional de Trânsito. Essas perspectivas demandam um trabalho pedagógico transversal e metodologias que visem a formação e desenvolvimento humano, com a emancipação dos sujeitos estudantes. Assim, essa eletiva busca contextualizar e problematizar a relação dos estudantes com o trânsito, visando contribuir para mudanças de hábitos e atitudes, promovendo o protagonismo em ações coletivas que ultrapassem os limites da escola e impactem positivamente a sociedade. Por fim, a escola tem o papel de conscientizar para a responsabilidade coletiva de condutores e pedestres, promovendo o respeito às normas de trânsito, condutas empáticas, solidárias e atitudes de gentileza, com o intuito de valorizar a vida, evitar multas aos condutores, cultivar a paz e prevenir acidentes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Fevereiro: Aula 1 e 2: Conversa Informal sobre Saída dos Alunos do Colégio Objetivo: Iniciar a reflexão sobre a interação dos alunos com o trânsito no entorno do colégio. Atividades: Roda de conversa informal. Registro coletivo das impressões e observações. Levantamento de temas e dúvidas sobre o trânsito. Março: Aula 3 e 4: Apresentação de Vídeos Objetivo: Sensibilizar os alunos para questões de segurança, gentileza e respeito no trânsito. Atividades: Exibição de vídeos educativos. Discussão em grupo. Registro individual das aprendizagens. Abril: Aula 5 e 6: Confecção de Cartazes (Sinalização de Trânsito) Objetivo: Estimular a expressão criativa e a produção visual relacionada à sinalização de trânsito. Atividades: Apresentação de símbolos de trânsito. Divisão dos alunos em grupos para criar cartazes educativos. Exposição dos cartazes no colégio. Maio: Aula 7 e 8: Pesquisas Científicas Objetivo: Aprofundar o entendimento dos alunos sobre questões específicas relacionadas ao trânsito. Atividades: Orientação sobre a elaboração de perguntas de pesquisa. Pesquisa individual ou em grupos. Apresentação dos resultados em formato de seminário ou relatório. Junho: Aula 9 e 10: Apresentação do Produto Objetivo: Consolidar o aprendizado e promover ações práticas na comunidade escolar. Atividades: Preparação de uma apresentação final. Apresentação para a comunidade escolar. Discussão sobre possíveis ações de conscientização local. Este percurso metodológico considera duas aulas semanais de fevereiro a junho, proporcionando um tempo adequado para cada fase do projeto e permitindo uma abordagem completa e envolvente para a Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição do trabalho para a comunidade escolar. Apresentação dos cartazes, gráficos e demais produções. Roda de discussão e reflexão sobre a importância da educação para o trânsito.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia



    Eletiva nº 6 - PRODUÇÃO LITERÁRIA

    RESPONSÁVEL


    YOLLANDA CUNHA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta da Eletiva Produção Literária foi concebida com o intuito de ampliar o entendimento sobre o tema "Multiculturalismo" para os estudantes da rede estadual de ensino, especialmente no Ensino Fundamental. Na Educação Básica, a transformação do conhecimento artístico em conhecimento escolar proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, como criticidade, criatividade, percepção, sensibilidade e protagonismo, fundamentados nos princípios da arte educação. Comprometida com a educação integral e alinhada aos referenciais curriculares nacional e estadual, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Para Goiás – Etapa Ensino Fundamental (DCGO-Ampliado), a Eletiva busca proporcionar aos estudantes a imersão em saberes culturais por meio de práticas artísticas e linguísticas em Língua Portuguesa e Arte/Teatro. Assim, a Eletiva Produção Literária tem como objetivos: fomentar o hábito da escrita literária poética como forma de expressão de emoções e manifestações artísticas; ampliar a prática da leitura, pesquisa, escrita e produção cênica nas escolas estaduais de Goiás, através de uma abordagem integrada entre Língua Portuguesa e Arte/Teatro; proporcionar aos estudantes experiências sensíveis e criativas no desenvolvimento da linguagem oral, escrita e gestual; exercitar a autonomia e capacidade autoral dos estudantes, utilizando suas experiências pessoais e processos criativos individuais para criar e socializar textos literários e cenas teatrais. Dessa maneira, a Eletiva visa contribuir para que a educação goiana alcance os objetivos de formação humana, exercício da cidadania e qualificação para o mundo do trabalho no contexto brasileiro.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Fevereiro: Introdução à Eletiva Aula 1: Apresentação da temática "Multiculturalismo" e dos objetivos da eletiva. Aula 2: Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Março: Exploração de Gêneros Textuais Aula 1: Apresentação de vídeos sobre produção literária e multiculturalismo. Aula 2: Leitura dirigida de textos informativos relacionados à diversidade cultural. Abril: Práticas de Produção Textual Aula 1: Início da atividade prática de produção textual. Os alunos começarão a criar textos literários explorando diferentes estilos. Aula 2: Continuação da atividade prática, com ênfase na expressão de emoções e manifestações artísticas. Maio: Análise e Debates Aula 1: Análise coletiva de exemplos de gêneros textuais literários, destacando características e estilos. Aula 2: Debates em grupo sobre as experiências dos alunos na criação de textos literários, compartilhando ideias e desafios. Junho: Finalização e Apresentação Aula 1: Preparação para a culminância da eletiva. Revisão dos textos produzidos, sugestões de aprimoramento. Aula 2: Últimos detalhes na finalização dos textos literários e preparação para a apresentação dos trabalhos. Recursos Didáticos Utilizados ao Longo do Percurso: Multimídia para apresentação de vídeos e exemplos. Cartolina/papel pardo, papel milimetrado, cola, lápis de cor, canetinha ou pincéis para atividades práticas. Materiais do próprio aluno para estimular a expressão autoral.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os alunos criarão um livro de gêneros textuais que incluirá exemplos de textos produzidos ao longo da eletiva. Cada aluno contribuirá com diferentes tipos de textos, demonstrando sua compreensão e habilidades na utilização de variados gêneros.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 7 - REDAÇÃO PARA O ENEM

    RESPONSÁVEL


    Irani

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Exame Nacional para o Ensino Médio - Enem tem por objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e garantir o ingresso ao ensino superior. Essa avaliação exige conhecimentos das quatro áreas do conhecimento, bem como a elaboração de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, que tem por objetivo expor opinião/posicionamento acerca determinado tema, que pode ser de ordem social, científica, cultural ou política. Ressalta-se que os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade cumpridos no decorrer da educação básica. No intuito de oportunizar aos estudantes do ensino médio situações de aprendizagem, a partir dos estudos dos gêneros textuais (Marcuschi, 2008), de modo a contribuir para o desenvolvimento de habilidades leitoras de compreensão e interpretação, ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura proficiente (Solé, 1998), necessárias à prática de escrita, espera-se que sejam trabalhados em sala de aula, propostas de atividades que permitam aos estudantes além de desenvolver essas habilidades, que eles possam, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação, construir um proje- to de texto com direção propositiva e produtiva que atenda ao tema proposto, fundamentado em argumentos pertinentes e legítimos, organizados de forma coesa e coerente, que conduzam para a construção de uma proposta de intervenção para a problemática levantada.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Competência I - Demonstrar Domínio da Norma Culta: Atividades: Aulas expositivas sobre gramática normativa. Leitura e análise de textos literários e não literários. Produção de textos utilizando a norma culta. Recursos: Materiais didáticos de gramática. Textos variados para análise. Competência II - Compreender a Proposta de Redação: Atividades: Estudo de temas recorrentes em exames anteriores. Análise de propostas de redação. Simulações de leitura e interpretação de propostas. Recursos: Banco de temas do ENEM. Propostas de redação de exames anteriores. Competência III - Selecionar, Relacionar e Interpretar Fat os, Opiniões e Argumentos: Atividades: Análise crítica de textos jornalísticos e acadêmicos. Debates sobre temas atuais. Treinamento em identificação de argumentos. Recursos: Artigos de jornais e revistas. Vídeos e documentários para debates. Competência IV - Construir a Argumentação: Atividades: Estudo de estratégias de argumentação. Debates estruturados. Produção de textos dissertativo-argumentativos. Recursos: Exemplos de textos argumentativos. Materiais de apoio para debates. Competência V - Elaborar uma Proposta de Solução para o Problema: Atividades: Discussão sobre propostas de intervenção. Elaboração de planos de ação em textos. Análise de soluções eficazes em textos exemplares. Recursos: Exemplos de propostas de intervenção. Estudos de caso para discussão. Situações Avaliativas que Levam à Nota Zero: Atividades: Identificação e discussão das práticas que resultam em nota zero. Exercícios de conscientização sobre plágio e desrespeito aos direitos humanos. Recursos: Documentos oficiais do ENEM. Exemplos de casos que resultaram em nota zero.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição das redações do Enem e de um quadro ilustrativo das competências avaliativas do Enem, bem como apresentação oral dos alunos sobre suas expectativas e seus resultados alcançados.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 8 - EMPREENDEDORISMO

    RESPONSÁVEL


    Terra

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta de desenvolvimento dessa eletiva foi fundamentada no entendimento de que o mercado de trabalho busca profissionais capazes de interpretar os desafios dos novos negócios e situações, preparados para calcular, avaliar riscos, corrigir ações e antecipar escolhas. Torna-se, portanto, necessário preparar os jovens para enfrentarem esse cenário em constante transformação. O objetivo principal é desenvolver o perfil empreendedor e o protagonismo nos estudantes do Ensino Médio, fortalecendo comportamentos e habilidades como iniciativa, liderança, habilidades interpessoais e de comunicação, capacidade para aprender continuamente e trabalhar em equipe. A proposta visa enriquecer e ampliar conhecimentos, diversificar e aprofundar conceitos, procedimentos e temáticas relacionadas ao empreendedorismo, adaptando-os à realidade dos estudantes. A eletiva busca proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma compreensão prática de empreendedorismo, incluindo planejamento, gestão de projetos e resolução de problemas. Atividades práticas, estudos de casos e simulações de negócios serão adaptados à faixa etária e ao nível de compreensão dos estudantes. Ademais, a metodologia envolverá aulas expositivas adaptadas, atividades práticas direcionadas, projetos em grupo específicos para jovens, palestras e debates interativos. A utilização de recursos tecnológicos e dinâmicas será direcionada para promover a participação ativa e engajamento dos estudantes. O público-alvo são estudantes do Ensino Médio, visando prepará-los desde cedo para os desafios do mundo do trabalho, promovendo o protagonismo e a visão empreendedora. A avaliação será contínua, baseada na participação em projetos, apresentações individuais e em grupo, além de provas escritas, com feedback constante para orientar o desenvolvimento dos estudantes ao longo da eletiva.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Fevereiro: - Sensibilização e Introdução ao Empreendedorismo Sustentável Semana 1: Apresentação do projeto da eletiva e seus objetivos. Discussão sobre a relação entre empreendedorismo e questões ambientais. Semana 2: Abordagem introdutória ao empreendedorismo sustentável. Identificação de oportunidades de negócios alinhadas à preservação ambiental. Março: - Exploração de Conteúdos Audiovisuais Semana 3: Apresentação de vídeos, filmes e documentários relacionados ao empreendedorismo sustentável. Discussão sobre práticas inovadoras e seus impactos positivos. Semana 4: Atividade prática: análise e reflexão crítica sobre os conteúdos audiovisuais apresentados. Debate em grupo sobre as possibilidades de empreendimentos sustentáveis. Abril: - Palestras com Jovens Empreendedores(as) Sustentáveis Semana 5: Palestras com jovens empreendedores(as) que atuam em negócios sustentáveis. Compartilhamento de experiências e desafios. Semana 6: Roda de debates após as palestras. Estímulo à interação dos alunos com os palestrantes para aprofundar o entendimento sobre o empreendedorismo sustentável. Maio: - Visitas a Empresas Sustentáveis Semana 7: Visitas a fábricas, indústrias e empresas rurais e urbanas que adotam práticas sustentáveis. Observação e registro de boas práticas em sustentabilidade. Semana 8: Atividade prática: elaboração de relatórios e apresentação das aprendizagens nas visitas. Junho: - Ação Prática na Escola (Culminância) Semana 9: Início do processo de elaboração e formação da horta no espaço escolar. Planejamento das plantações de árvores nativas e frutíferas nas imediações da escola. Semana 10: Execução da horta e plantações. Culminância do projeto com apresentação dos resultados alcançados. Reflexão sobre a importância do empreendedorismo sustentável na comunidade escolar.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Propor como apresentação do produto da Eletiva uma elaboração e formação de uma horta no espaço escolar, e plantações de árvores nativas e frutíferas nas imediações da escola. Lote Baldio.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História



    Eletiva nº 9 - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

    RESPONSÁVEL


    Terra

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O (A) estudante da contemporaneidade, especialmente no ensino fundamental, encontra-se imerso em um cenário no qual a interação constante com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) é uma realidade incontestável. Desde a busca por informações até momentos de lazer, os(as) estudantes utilizam amplamente as TDIC, sendo reconhecidos como Nativos Digitais, termo cunhado por Prensky (2001) para descrever aqueles nascidos na era da informação. Esses indivíduos possuem processos cognitivos distintos devido à sua exposição desde o nascimento ao mundo digital. No entanto, a mera familiaridade com as ferramentas digitais não garante o pleno domínio de todas as suas potencialidades. Nesse contexto, surge a relevância do conceito de letramento digital, que vai além da habilidade técnica no manuseio das TDIC, focalizando-se no desenvolvimento da análise crítica, formação ética e uso consciente dos recursos digitais. Assim, a escola desempenha um papel fundamental ao auxiliar os Nativos Digitais no processo de letramento digital, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de utilizar as TDIC de maneira crítica e responsável (PAGAMUNCI, 2020). Em paralelo, a inovação, muitas vezes associada às novas tecnologias, se destaca como um elemento crucial. Xavier (2013) a define como um pensamento criativo que se traduz em ações eficazes, estando intrinsecamente ligada à resolução de problemas aparentemente insolúveis com os recursos disponíveis. Dessa forma, a integração adequada de tecnologia e inovação no contexto escolar possui o potencial de desenvolver competências e habilidades essenciais para a formação de jovens críticos e inovadores, capazes de transformar sua realidade com o suporte de recursos tecnológicos. Diante desse contexto desafiador, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) oferece diretrizes para o ensino de Computação na Educação Básica, dividindo a área da Computação em três grandes eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Ao explorar os conceitos do eixo Mundo Digital e Cultura Digital no Ensino Fundamental, conforme apresentado nas figuras 1 e 2, tornam-se evidentes as diversas possibilidades de objetos do conhecimento a serem abordados na proposta de eletiva em Tecnologia e Inovação.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Fevereiro: Apresentação do Projeto e Introdução ao Estudo de Tecnologia e Inovação Semana 1: Aula 1: Apresentação do projeto da eletiva, objetivos e expectativas. Aula 2: Contextualização sobre as mudanças sociais, econômicas, culturais e no mundo do trabalho relacionadas à tecnologia. Semana 2: Aula 3: Exploração de casos práticos de inovação e seu impacto na sociedade. Aula 4: Discussão em grupo sobre as mudanças percebidas pelos alunos e reflexões sobre a importância da tecnologia. Março: Apresentação de Vídeos, Filmes e Documentários Semana 1: Aula 5: Introdução à temática através da apresentação de vídeos curtos. Aula 6: Discussão sobre os vídeos e sua relação com os conceitos de inovação e tecnologia. Semana 2: Aula 7: Exibição de um filme relacionado à inovação. Aula 8: Análise crítica do filme e identificação de elementos aplicáveis à realidade dos estudantes. Abril: Visitação aos Espaços e Ambientes Tecnológicos Semana 1: Aula 9: Planejamento da visita a espaços tecnológicos locais. Aula 10: Preparação para a visita, incluindo a definição de objetivos e expectativas. Semana 2: Aula 11: Visitação aos espaços tecnológicos com enfoque na observação prática. Aula 12: Discussão pós-visita e relacionamento das experiências com os temas abordados na eletiva. Maio: Início da Elaboração do Portfólio Semana 1: Aula 13: Início da explicação sobre a importância do portfólio no processo de aprendizagem. Aula 14: Orientação sobre a seleção de conteúdos a serem incluídos no portfólio. Semana 2: Aula 15: Desenvolvimento prático do portfólio em sala de aula. Aula 16: Discussão em grupo sobre os desafios encontrados durante o desenvolvimento do portfólio. Junho: Culminância - Apresentação do Portfólio e Atividade Artística Semana 1: Aula 17: Finalização e revisão do portfólio. Aula 18: Ensaios para a apresentação artística. Semana 2: Aula 19: Apresentação individual dos portfólios pelos alunos. Aula 20: Culminância - Apresentação artística relacionada a um recurso tecnológico, seguida de discussão e avaliação final.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Propor como apresentação do produto da Eletiva a confecção de um Portfólio com fotos e imagens, vídeos, de tudo o que foi apreendido do projeto, e ainda a apresentação de uma atividade artística relacionada a contribuição tecnológica.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História



    Eletiva nº 17 - JOGOS E BRINCADEIRAS

    RESPONSÁVEL


    DANYELA DOS REIS MANSO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Com o intuito de oferecer uma abordagem prática e teórica, focada na cria- ção, adaptação e compreensão dos jogos e brincadeiras. O objetivo é incentivar a participação ativa dos alunos na construção de conhecimento por meio do lúdico, promovendo o desenvolvimento integral de habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais, visando explorar a importância dos jogos e brincadeiras no contexto educacional do Ensino Fundamental, destacando a perspectiva do brincar como elemento fundamental no processo de aprendizagem. Ao longo do percurso, serão abordadas teorias e práticas que sustentam a relevância do jogo, construção de brinquedos, iniciação as regras, importância do brincar, interação social do lúdico como ferramenta pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais dos estu- dantes por meio da construção, adaptação e análise de jogos e brincadeiras, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a valorização da cultura lúdica, abordando competências e habilidades.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos trabalhos desenvolvidos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 18 - ESPANHOL PARA O ENEM

    RESPONSÁVEL


    Mª Alice

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Exame Nacional para o Ensino Médio – Enem, tem por objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e, as notas obtidas pelos participantes podem ser utilizadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu e ao Programa Universidade para Todos – ProUni. Além disso, os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Nesse sentido, a proposta de unidade temática Espanhol para o Enem se pauta na importância de preparar os estudantes do ensino médio, que opta- rem por realizar a prova de espanhol no Enem. Desse modo, ao desenvolver esta unidade temática, entende-se ser necessário a realização de práticas de leitura e estratégias para análise dos textos, bem como a seleção de conteúdos complementares que auxiliarão na interpretação dos itens, tais como: instigar os conhecimentos prévios, identificar e relacionar os elementos multissemióti- cos entre outros.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Preparar os estudantes para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir de situações de aprendizagem que favoreçam a apropriação de conhecimentos linguísticos e socioculturais, relativos à Língua Espanhola.  Identificar as finalidades dos gêneros textuais;  Reconhecer repertório léxico-hispano-americano;  Interpretar textos diversos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos trabalhos apresentados
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Espanhol



    Eletiva nº 19 - PRODUÇÃO LITERÁRIA

    RESPONSÁVEL


    YOLLANDA CUNHA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta da Eletiva Produção Literária foi pautada na necessidade de ampliação do tema “Multiculturalismo” para os/as estudantes da rede estadual de ensino. Na Educação Básica, o conhecimento artístico e linguístico – ao ser tornado em conhecimento escolar, desenvolve um conjunto de competências e habilidades específicas que potencializam, por exemplo, a criticidade, a criatividade, a percepção, a sensibilidade e o protagonismo dos sujeitos pelos princípios da arte educação. No compromisso com a educação integral, e em conformidade com os referenciais curriculares nacional e estadual, a saber: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular Para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), é esperado que os/as estudantes possam se aprofundar em saberes culturais através de práticas artísticas e linguísticas em Língua Portuguesa e Arte/Teatro. Nesse sentido, a Eletiva Produção Literária busca: possibilitar que o/a estu- dante possa adentrar ao mundo imaginário pela criatividade por meio do texto escrito; estimular a pesquisa sobre temas relevantes do mundo contemporâneo pela prática da Língua Portuguesa nas diversas formas de expressão, seja na escola e/ou nos diferentes contextos sociais e produzir textos de tipologias textuais variadas a partir da leitura de obras de Bariani Ortêncio para trabalhar a reescrita de textos. Desse modo, contribuindo para que a educação goiana contemple o alcance da formação humana, o exercício da cidadania e a qualificação para o mundo do trabalho no território brasileiro.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Proporcionar para os/as estudantes do Ensino Médio o desenvolvimento de habilidades na área do conhecimento das linguagens a partir do tema: mul- ticulturalismo - potencializadas na produção textual, tendo como referência as obras do autor regional/goiano Bariani Ortêncio.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos trabalhos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 20 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

    RESPONSÁVEL


    Rafael

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A Eletiva de Saúde e Qualidade de Vida foi desenvolvida para oferecer aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportu- nidade de compreender e praticar hábitos saudáveis, promovendo o bem-estar físico e mental, visando uma experimentação e difusão de hábitos de práticas saudáveis intervenções na comunidade não apenas a prática de atividades físi- cas, mas também o entendimento abrangente da saúde e seus aspectos rela- cionados à qualidade de vida.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos que promovam a adoção de um estilo de vida saudável física e mentalmente. Destacando a importância da atividade física, da alimentação saudável e balan- ceada, do sono de qualidade, práticas de relaxamento, do equilíbrio emocional, gerenciamento do stress e da ansiedade, na prevenção de doenças, o impacto do sedentarismo na saúde, hábitos de higiene e prevenção de doenças infeccio- sas, Conscientização sobre o uso e abuso de substâncias. Além disso, busca-se incentivar a reflexão sobre a relação entre saúde, qualidade de vida e escolhas individuais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos trabalhos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Educação Física
    •  Química



    Eletiva nº 21 - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COLETIVOS

    RESPONSÁVEL


    DANYELA DOS REIS MANSO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Em um mundo cada vez mais dinâmico e interconectado, a Educação Física desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos estudantes. O curso “Desenvolvimento de Jogos Coletivos” surge como uma proposta inova- dora para o Ensino Médio, buscando transcender as fronteiras tradicionais do ensino ao integrar elementos físicos, sociais, cognitivos e criativos. Ao reconhecer a importância do movimento e da atividade física para o bem-estar global, este curso visa não apenas promover o desenvolvimento fí- sico, mas também cultivar habilidades sociais, estratégicas e criativas por meio da participação ativa em jogos coletivos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Desenvolvimento Físico: Aprimorar capacidades físicas, promovendo saúde e bem-estar.  Habilidades Sociais: Estimular a cooperação, a empatia e o respeito mú- tuo por meio da prática coletiva.  Cognição: Desenvolver raciocínio lógico, tomada de decisões e estraté- gias durante os jogos.  Criatividade: Incentivar a criação e adaptação de jogos, fomentando a expressão individual e coletiva.  Explorar as habilidades motoras específicas requeridas nos jogos coletivos.  Valorizar os jogos coletivos como expressão da cultura lúdica.  Estimular a autonomia para a tomada de decisões e a colaboração no trabalho em equipe.  Analisar as estratégias e regras dos jogos, promovendo o pensamento crítico e reflexivo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos trabalhos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física