MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
A proposição de tema como Componente Curricular - Eletiva para o Ensino Médio coaduna com um diálogo necessário com os fundamentos e conhecimentos básicos de Educação Ambiental e meio ambiente com ênfase para a sustentabilidade, sem deixar de olhar para a legislação e práticas ambientais. E visa ainda, dar continuidade a formação humana e cognitiva, com ênfase na consciência, problematização e sensibilização ambiental, primando para as análises pautadas na responsabilidade inerentes aos problemas ambientais, as causas e consequências em âmbito local, regional, nacional, continental e global.
As análises e problematizações devem buscar debates mais complexos, assim como proposições de intervenções e sugestões de planejamentos, ações e atitudes práticas que possam serem vivenciadas, com o objetivo preservar, conservar e recuperar o meio ambiente, propiciando aos estudantes o protagonismo em sua trajetória na educação, contextualizada a uma formação de uma consciência e sensibilização ambiental a partir da escola. As estratégias devem correlacionar as análises e problematizações com a vida cotidiana, a complexidade da sociedade, com olhar para a qualidade de vida no contexto da sustentabilidade.
Por fim, cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respecti- vas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas peda- gógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se: [...] educação ambiental (Lei nº 9.795/1999, Parecer CNE/CP nº 14/2012 e Resolução CNE/CP nº 2/201218), [...] (BNCC, 2023, p. 19), grifo nosso.
Partindo dessa orientação, entende-se que a Educação Ambiental e Meio Ambiente, como Componente Curricular – Eletiva, deve ser trabalhada no contexto pedagógico, de forma contextualizada e integrada ao desenvolvimento curricular, em uma concepção crítica e emancipadora, como esta secretaria vem orientado em relação Educação Ambiental, a exemplo das ações do Programa Seduc Cerrado.
Como afirmado na Eletiva de Educação Ambiental e Sustentabilidade para o Ensino Fundamental II, a sustentabilidade é entendida por esta pasta, como uma temática ampla, uma estabilidade, um equilíbrio entre suas dimensões:
ambiental/ecológica, econômica, social espacial, territorial, cultural e política, conceitualmente defendida por Ignacy Sachs (2002).
Assim, entende-se que a Educação ambiental, é o meio mais eficaz para dialogar sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, indo para além das questões naturais e ambiental, com um olhar crítico e propositivo para as demandas,
necessidades do mundo contemporâneo e sua complexidade. Esse contexto pode ser expresso quando a BNCC dialoga sobre o campo da vida pessoal para os estudantes do Ensino Médio, veja:
No escopo aqui considerado, a construção de projetos de vida envolve reflexões/definições não só em termos de vida afetiva, família, estudo e trabalho, mas também de saúde, bem-estar, relação com o meio ambiente, espaços e tempos para lazer, práticas corporais, práticas culturais, experiências estéticas, participação social, atuação em âmbito local e global etc. (BNCC, 2023, p. 389), grifo nosso.
Entende-se que essa relação com o meio ambiente deve considerar as dimensões da sustentabilidade, requer uma compreensão do processo de desenvolvimento sustentável, na perspectiva da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Isso se processa em ações e atitudes, diante da crise ambiental que é a crise da existência humana dissociada do meio ambiente, a partir da ruptura do ser humano com a natureza. Ressaltamos que a Sustentabilidade está presente na BNCC, sobretudo, relacionada ao indivíduo, a nature- za, a sociedade, a cultura e a ética.
A forma como diferentes povos e sociedades estruturam e organizam o espaço físico-territorial e suas atividades econômicas permite, por exemplo, reconhecer a influência que esses aspectos exercem sobre os diversos modos como esses grupos estabelecem suas relações com a natureza, incluindo-se os problemas ambientais resultantes dessas interferências. As relações que uma sociedade tem com a natureza também são influenciadas pela importância atribuída a ela em sua cultura, pelos valores sociais como um todo e pela informação e consciência que se tem da importância da natureza para a sustentabilidade do planeta. (BNCC, 2023, p. 565), grifo nosso.
Uma Eletiva de Educação Ambiental e Meio Ambiente, considerando esse contexto relacional, sociedade e natureza, para além da responsabilidade individual do sujeito estudante, cidadão em suas ações e atitudes, necessita am- pliar o debate diante das análises, problematizações e proposições. É chegar nas responsabilidades coletivas, cooperativas, dos órgãos de comando e controle. Por isso, é essencial trabalhar e dialogar sobre a efetividade da legislação ambiental com os estudantes do Ensino Médio.
Nesta perspectiva o no Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM, 2021) o tema Meio Ambiente contemplado nas escutas realizadas com os estudantes, por meio da pedagogia de projetos compõe um dos seis Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Assim como na transversalidade e a interdisciplinaridade, como macro áreas; nas práticas de Linguagens com textos relacionados a temáticas como, consumo sustentável; nas Ciências da Natureza com enfoque em sociedade e meio ambiente e coletividade humana, impactos, áreas degradadas, resíduos, preservação e conservação; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, abordando criticamente os impactos provocados pelo desenvolvimento tecnológico no meio ambiente, dos hábitos e práticas individuais e coletivas da produção; dinâmica socioambiental e cultural das decisões políticas em relação ao meio ambiente, consumismo e meio ambiente, degradação ambiental – agronegócio e desenvolvimento sustentável . Isso nos diversos objetos de conhecimento, nas ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas, sobretudo. (DC-GOEM, 2021).
A Sustentabilidade, no contexto do currículo de Goiás, integra, inclusive, as Linguagens e suas tecnologias em práticas de linguagem, competências de matemática e suas tecnologias e com mais ênfase nas ciências humanas e da natureza. Esse construto nos documentos mandatórios do desenvolvimento curricular, implica um olhar para inter e transdisciplinaridade, muito importante no desenvolvimento dos componentes - eletivas.
Assim, pretende-se que essa proposição contribua com as possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo e humano dos estudantes, no que implica um olhar para as problemáticas ambientais, a partir de análises, problematizações e proposições, com ênfase para mudança de comportamentos e atitudes, na ótica da dimensão socioambiental, responsabilidade social, empresarial, governamental e política, sem deixar de pensar e atribuir suas próprias responsabilidades e corresponsabilidades, em perspectiva da formação e desenvolvimento humano, em concepção de emancipação para cidadania, o que requer uma visão e atuação cidadã.
Nesse sentido, espera-se que os estudantes a partir de uma visão problematizadora da realidade socioambiental, compreendam a necessidade de uma atuação consciente, sensível e politizada em relação ao meio ambiente, fundamentada nos princípios da Educação Ambiental para Sustentabilidade, considerando suas dimensões, capaz de possibilitar uma consciência sensibilização ambiental, que contribui para a preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais essenciais para estabilidade ecológica e para a manutenção da vida, sobretudo humana. Uma consciência pautada em uma maior harmonia humana com a natureza, entendo que enquanto ser humano, não faz parte somente, que não está dissociado, ele é também natureza, em sua existência, pois depende desta em tudo e para tudo, no sentido estabelecer ainda, pertencimento.